15 julho 2011

Projeto da coleta seletiva de lixo


 Na tentativa de minimizar os dados alarmantes sobre o grande número de lixo que o Brasil produz e despeja de modo incorreto na natureza, o Governo Federal através do decreto nº 5.940, de outubro de 2006, instituiu a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.
 O IFAL, as instituições de ensino em diversos níveis e modalidades em Murici e a comunidade no entorno do campus, produzem grande quantidade de lixo por mês. Deste volume de lixo produzido, seja orgânico ou seco, nada é destinado à reciclagem e sim ao descarte em lixões a céu aberto. Ou seja, esses materiais ainda não possuem um destino adequado.
 Sendo assim, a presente proposta visa, inicialmente implementar a coleta seletiva de lixo no IFAL e nas instituições de ensino próximas ao campus. Para isso, pretende-se estabelecer uma parceria com cooperativas de coleta de lixo, conforme sugere o Decreto nº 5.940. Esse acordo trará benefícios para população através do reaproveitamento do lixo produzido e para os coletores como possibilidades de aumento de renda. Como será inicialmente, uma iniciativa de conscientização da importância e da aplicabilidade da reciclagem de lixo, os materiais da reciclagem de lixo, os materiais recolhidos serão doados às cooperativas de coletores, desde que esses assumam o compromisso de realizar as coletas no IFAL ou em pontos estratégicos previamente acordados em dias determinados da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário